Na data de 12 de outubro é comemorado, no Brasil, o Dia das Crianças. Cai precisamente no mesmo dia de outra importante festividade: o dia da padroeira do país – a santa católica Nossa Senhora Aparecida. Quando essa época do ano se aproxima o comércio se agita, pois é, simplesmente, a segunda data do ano com maior faturamento para os lojistas e comerciantes em geral, perdendo somente para o Natal.

Em geral, como não poderia deixar de ser, as crianças amam esse dia, que é muito alegre – exceto para famílias mais humildes, que não podem comprar presentes.

Os pequenos amam essa data, pois são as grandes estrelas da festa. Porém, alguns pequeninos não são contemplados devido à condição financeira de seus pais.

Em nosso país, a origem dessa data importante é uma lei, criada no ano de 1924, pelo deputado Galdino do Valle Filho, no governo do presidente da República Arthur Bernardes – entre 1922-1926 –, mas, mesmo assim, era uma data que ficou escondida no calendário até a década de 1960.

Foi nesse momento em que a empresa norte-americana Johnson&Johnson, bem como a empresa brasileira de brinquedos Estrela criaram, em conjunto, a promoção “Semana do Bebê Robusto”, que aproveitava a data que, mesmo esquecida, já existia, para marcar essa entrega de prêmios e, de quebra, fazer aumentar as vendagens dos produtos de ambas as marcas. Rapidamente esse evento se tornou um grande sucesso e outras empresas voltadas para o segmento infantil e juvenil tomaram o mesmo tipo de iniciativa em uma época que passou a ser conhecida como “Semana da Criança”, movimentando fortemente o comércio de todo o país, deste então.

Tudo isso veio envolvido em uma forte carga emotiva, afinal a alegria de uma criança ao ser presenteada é uma das coisas mais comoventes que existe.

Curiosidades do Dia das Crianças

É importante destacar uma curiosidade: o dia 12 é a comemoração da data apenas no Brasil, nos outros países – mais de 100 – a celebração é feita em outros momentos do ano. A seguir apontamos alguns dos países e suas formas de comemorar o Dia da Criança:

  • Japão – a data no país é a de 3 de março para meninas, sendo expostas muitas bonecas e em 5 de maio, exclusivamente para meninos, quando há grandes exposições de bonequinhos que parecem samurais. Na China, o Dia das Crianças é 5 de maio, também;
  • Nova Zelândia – a época é o último domingo do mês de outubro. Trata-se de um feriado, no qual as pessoas se reúnem em família, crianças brincam para valer e pais interagem com seus pequenos. Além disso, é escolhido um animal para ser homenageado na ocasião;
  • Moçambique – em 1 de junho se celebra a homenagem às crianças moçambicanas, lembrando massacres ocorridos por parte do exercito nazista, no ano de 1943. Não se trata de uma comemoração, mas sim reflexão e estímulo à proteção infantil local;
  • Turquia – a comemoração no país é em 23 de abril e se assemelha ao Brasil , porque se trata de um momento em que  crianças são presenteadas e passeiam com seus familiares;
  • Índia – o dia 12 do mês de novembro é também o dia em que completa mais um ano de comemorações a Jawahrial Nehru;

Em termos mundiais, há o Dia Universal das Crianças, instituído pela ONU, como homenagem à aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Criança, no ano de 1959. (www.colegioweb.com.br)

 Conheça 4 curiosidades sobre o dia das crianças

Oba! O Dia das Crianças está chegando e, com a proximidade dessa data especial, vem surgindo um maravilhoso clima de diversão que contagia os pequenos e, também, os grandinhos que voltam à infância, ao menos por alguns momentos.

O Dia das Crianças é uma ocasião que mexe com a família inteira, do caçulinha ao vovô. Entre brinquedos e brincadeiras, presentes e presenças, a data estabelece uma atmosfera de inocência, descontração e espontaneidade, características típicas do universo infantil.

Vale lembrar que as crianças passam os meses que antecedem o grande dia aguardando, ansiosamente, pela chegada de outubro. Já os adultos, à medida que a data se aproxima, começam a planejar formas criativas de presentear os filhos, sobrinhos e afilhados, para tornar esse dia ainda mais feliz.

Embora a data faça parte do calendário comemorativo há muito tempo e tenha se tornado um dia tradicional para celebrar, muitas pessoas não sabem como e por que o Dia das Crianças começou a ser comemorado. Pensando nisso, listamos essas e outras curiosidades para que você comemore o Dia das Crianças com conhecimento de causa. Vem ver!

Existe um Dia Universal das Crianças?

Sim. A ONU estabeleceu o dia 20 de novembro como Dia Universal das Crianças. Essa data foi escolhida por conta de um marco histórico, afinal, justamente em 20 de novembro de 1959 foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Nada mais oportuno do que transformar essa data em um dia para celebrar, até porque o maior presente que uma criança pode receber é o respeito. A declaração veio para garantir esse presente!

O Dia das Crianças é comemorado da mesma maneira em todos os lugares?

Não mesmo. Essa data tão festiva é celebrada em vários países, porém, em cada local, a comemoração é feita em uma data específica e de uma maneira distinta. Só para ter ideia, enquanto no Brasil, o Dia das Crianças é 12 de outubro, na China, o dia eleito é 05 de maio, na Turquia é 23 de abril, na Índia é 15 de novembro e na Nova Zelândia a data é comemorada no último domingo de outubro. As maneiras de comemorar variam de acordo com a cultura local.

Desde quando o Dia das Crianças é comemorado no Brasil?

Em nosso país, o dia 12 de outubro começou a ser celebrado como Dia das Crianças a partir da década de 1920. Na época, Galdino Valle, deputado federal, levou à câmara o projeto de criar um dia para homenagear as crianças. O projeto foi aprovado imediatamente e a data oficializada em novembro de 1924.

Entretanto, a tradição de oferecer presentes aos pequenos surgiu, aproximadamente, 40 anos depois do decreto que oficializou a data. Na década de 60, empresas de produtos infantis e  brinquedos lançaram promoções em alusão ao Dia das Crianças. Do outro lado, os pais abraçaram a ideia de comprar mimos para os filhos, dando início, assim, à prática de presentear a criançada.

Como escolher presentes para as crianças?

Mais do que optar por um presente criativo e divertido, é indispensável optar por um presente seguro e adequado para a idade da criança. Antes de efetuar a compra, observe a indicação de faixa-etária. Os brinquedos, livros, roupas, passeios, aparelhos eletrônicos e até objetos decorativos podem agradar, mas, para não errar na escolha, é interessante que você conheça e respeite o perfil e as preferências da criança.

E aí, gostou do nosso artigo? Conhece alguma outra curiosidade sobre essa data comemorativa? Deixe um comentário e compartilhe conosco suas opiniões, experiências e conhecimentos. Até a próxima e feliz Dia das Crianças para você e seus pequenos! (https://blog.foundit.com.br)