Titulo fixo

Nova Olimpia (MT), 25 de setembro de 2018 - 10:54

? ºC Nova Olimpia - MT

Slideshow

SAÚDE ANIMAL 15/09/2018 06:58 Da Redação

Hoje é dia de vacinar seu melhor amigo

Primeira etapa da vacinação na zona urbana acontece nas Unidades Centro e São João, das 07h30 às 17h00

A Vigilância Sanitária-VISA de Nova Olímpia inicia hoje, sábado, dia 15 a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal com objetivo de vacinar um número expressivo de animais na zona urbana. A campanha ocorrerá em três etapas.

A vacinação, que pretende atingir pelo menos 3.030 cães e 380 gatos inicia às 07h30 e segue até as 17h00 no bairro Centro, em frente ao Laboratório e na Unidade Básica de Saúde ‘Mario Gallardo’ no bairro São João.

Segundo Lucas Arantes, responsável pelo Departamento de Vigilância Sanitária, campanha ocorre em três finais de semana, onde uma equipe da VISA estará vacinando todos os animais de estimação.

O cronograma segue no dia 22, nos mesmos horários nas Unidades de Saúde Ouro Verde I e Ouro Verde II. E, no dia 29, na Unidade de Saúde do bairro Boa Esperança e Itamarati.

Serão vacinados animais a partir dos três meses de idade e o dono deve levar o Cartão de Vacina. Os técnicos da VISA solicitam também que os animais sejam levados por adultos, para evitar o risco de não ocorrer acidentes, com mordidas, unhadas e até mesmo o extravio.

PREVENÇÃO - A raiva é uma doença infecciosa aguda, quase sempre fatal, que afeta mamíferos (homem, cão, gato, morcegos e outros animais). Ela é causada por um vírus do gênero Lyssavirus que se multiplica e se propaga - via nervos periféricos - até o sistema nervoso central, de onde passa para as glândulas salivares, nas quais também se multiplica.

A raiva é transmitida por meio da saliva de animal infectado, seja por mordedura, lambeduras e arranhaduras de mucosa ou pele que apresentam ferimentos. Em áreas urbanas, os principais transmissores são o cão, o gato e o morcego.

Em áreas rurais, além de cães, gatos e morcegos, tem-se o macaco e mamíferos domésticos como: bovinos, equinos, suínos, caprinos e ovinos. A forma mais eficaz de impedir a ocorrência de raiva humana transmitida por cães e gatos é manter os animais vacinados, de modo a formar uma barreira imunológica que impeça a disseminação do vírus.


Click Nova Olímpia

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Nova Olímpia - MT

Busca

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo