Titulo fixo

Nova Olimpia (MT), 23 de junho de 2018 - 03:06

? ºC Nova Olimpia - MT

Slideshow

EXTORÇÃO 13/06/2018 11:39

DENISE: Homem cai no golpe do falso sequestro e perde R$ 7 mil

Já aconteceu com muitas pessoas e por mais que o golpe seja conhecido, ainda tem muita gente que cai. Tudo é muito simples: o aparelho celular toca. Você, ingenuamente, atende e acaba confundindo a voz do interlocutor que está do outro lado com a voz de alguém da sua família. Pronto, era tudo que os golpistas queriam.

Um morador de Denise foi vítima do “golpe do falso sequestro” na última segunda-feira (11), ao atender uma ligação telefônica em seu aparelho celular.

A vítima informou ao comandante do Núcleo de Polícia, sargento-PM Do Carmo, que recebeu uma ligação de um número restrito, e a pessoa (voz masculina), não identificada passou a falar que sua filha havia sido sequestrada e em seguida colocou uma voz feminina aparentando ser de sua filha e disse para o mesmo depositar valores em dinheiro em várias contas. O golpista dizia que sua filha estava sob a mira de arma de fogo e se caso ele não pagasse para liberar, ela morreria, ele dizia para a vítima que não falasse com ninguém que estava sendo ameaçada.

Assustado, a vítima obedeceu as ordens do suposto sequestrador e passou a fazer depósitos em várias contas bancária. Ao todo ele depositou R$ 7 mil nas contas do bandido.

Quando deu fé que era um golpe, ele se deslocou ao Núcleo da Polícia para denunciar o caso. “Trata-se de golpes de presidiários. Normalmente eles ligam a esmo, e em vários casos conseguem êxito. Infelizmente foi o que aconteceu com esse morador daqui de Denise”, disse o sargento Do Carmo.  O Boletim de Ocorrências foi confeccionado e encaminhado para a Delegacia de Polícia de Barra do Bugres para conhecimento e providências que o caso requer.

"A orientação da Polícia é que as pessoas não atendam ligação a cobrar de número desconhecidos ou restritos e fiquem atentas as respostas, pois podem estar passando informações para os supostos sequestradores. Antes de proceder com alguma ação, como depositar o dinheiro, a vítima precisa se certificar sobre o possível ocorrido com o parente que foi descrito pelos criminosos. Tente entrar em contato com a pessoa supostamente sequestrada enquanto continua na linha com o golpista. A polícia também deve ser contatada imediatamente. Registrar o número do telefone e gravar o áudio da conversar são algumas das ações que podem ajudar nas investigações”, orienta o sargento Do Carmo.

COMO EVITAR CAIR NESSE GOLPE

* Em primeiro lugar, apesar da pressão psicológica que irá receber, procure manter a calma;

* Evite falar o nome do suposto sequestrado e peça informações que confirmem se há realmente alguém feito de refém;

* Procure entrar em contato com a pessoa que alegam ter sido sequestrado;

* Se não conseguir, pergunte algo que apenas aquela pessoa saberia responder (nome de um avô, do melhor amigo, nome do cachorro,…..,). E tenha consciência que em praticamente a totalidade dos casos é apenas um golpe que estão tentando aplicar para lhe extorquir dinheiro e quanto mais calmo conseguir se manter, mais rápido irá conseguir se livrar e desligar o telefone.

 

Redação


Click Nova Olímpia

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Nova Olímpia - MT

Busca

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo