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23/06/2022 15:41 O Livre (com Assessoria)

Canais de venda: saiba quais são os seis principais

O boom tecnológico facilitou a vida das marcas, entregando ferramentas poderosas para atuar no mundo digital

 

Não basta desenvolver um produto ou serviço sem apresentá-lo ao público, não é mesmo?  É fundamental definir as melhores estratégias quanto aos canais de venda. Isto é, determinar os caminhos onde sua empresa irá comercializar os produtos via offline e online.

Vale destacar que o boom tecnológico facilitou a vida das marcas, entregando ferramentas poderosas para atuar no mundo digital. Entre elas, boas alternativas de canais de venda. 

Por outro lado, com tantos canais, como decidir qual é o melhor? Qual planejamento se deve escolher? Aconselha-se analisar os ambientes de modo estratégico, a fim de descobrir melhores oportunidades para encontrar potenciais clientes.

O primeiro passo é observar as ações de um público. Mapear os pontos mais acessados por clientes de um segmento de mercado. Entendendo o que a persona do seu negócio procura e quais canais costuma acessar. 

O que são canais de venda?

Os canais de venda são os meios em que uma empresa realiza a venda de serviços e produtos. O mesmo conceito serve para internet e também lojas físicas.

Através desses canais, o cliente passa a conhecer a proposta de uma empresa, seus conteúdos, suas mercadorias e benefícios ofertados. Os consumidores então navegam pelo canal para entenderem as soluções daquela marca. Podendo fechar negócio ou não.

Quais são os principais canais de venda?

Listamos abaixo os seis principais canais de venda para alcançar o consumidor atualmente. Confira:

  • Redes sociais

As redes sociais têm oportunizado aos empreendedores usarem seus serviços como canais de venda. Especialmente o Facebook com o mecanismo do Marketplace, que permite divulgar um produto ou serviço para potenciais clientes da região. Além disso, é uma das melhores redes para divulgar campanhas, conteúdos e se relacionar com consumidores.

O Instagram também é um ótimo canal de venda, funcionando como verdadeira vitrine de apresentação de produtos. Além do mais, a rede criou a função de indicar valores dos itens. Com opção de ser direcionado a loja virtual da empresa para fechar negócio.

  • E-mail marketing

e-mail marketing serve para enviar mensagens aos consumidores ou potenciais clientes cadastrados através da caixa de e-mail. Também pode ser considerado um bom canal de vendas por proporcionar contato direto com o cliente. Com o objetivo de recomendar descontos, propostas com gatilhos mentais, novidades e muito mais.

Para torná-lo um canal de vendas indispensável, a empresa deve contar com uma boa carteira de clientes.

  • Pontos de venda

Os canais de venda não se restringem apenas à internet, ok? Eles também oferecem meios de comercializar em ambientes físicos. Como lojas e franquias. Para atrair clientes no endereço, as campanhas de divulgação são lançadas na web e nas ruas. 

Por outro lado, a loja física requer um investimento mais puxado, diferente dos negócios feitos na internet. 

  • Afiliados

Os Afiliados são pessoas que aceitam comercializar produtos de terceiros em suas páginas na internet. Eles divulgam produtos e serviços para determinada empresa/empreendedor. Após o fechamento da compra, recebem sua parte através de comissões.

Para quem quer vender pela internet é uma ótima opção, porque não exige um alto investimento. Justamente por ainda não ser um canal de venda tão forte no mercado.

  • E-commerce

O e-commerce se refere a uma espécie de loja virtual, um site da empresa voltado para comércio. Lá o comprador visualiza todas as informações úteis sobre produtos, serviços, benefícios, formas de pagamento e etc.

Além do mais, nesse canal de venda o consumidor não precisa ser direcionado. Pelo contrário, tira suas dúvidas e compra o material desejado em um endereço virtual.

  • Whatsapp

Sem dúvida, o Whatsapp virou febre no mundo inteiro graças a facilidade de transmitir mensagens instantâneas. Afinal, trata-se de uma ferramenta que serve para interagir diretamente com qualquer pessoa em tempo real.

As empresas não ficaram de fora dessa, é claro. Já que o Whatsapp é hoje um dos principais canais de venda.

Através da ferramenta é possível enviar promoções, realizar vendas online, indicar prazos de entrega, fazer pesquisa de satisfação e etc.

Como escolher os canais de venda?

Existem algumas dicas para ajudar a escolher os canais de venda. O gestor deve:

  • Realizar pesquisas quanto aos canais de venda preferidos por clientes;
  • Realizar boas e criativas ações de marketing;
  • Conhecer bem seu público-alvo (onde mora, plataformas preferidas, estilo de vida, idade…);
  • Foque no canal de vendas escolhido para atrair novos clientes, fidelizar e vender mais.

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