Com um pequeno botão de flor marrom-avermelhado, o cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) é uma árvore de crescimento lento, mas de longa vida, podendo facilmente sobreviver até o centésimo aniversário e além. Confira hoje (08/10), aqui no Horta, Jardim & Cia do Folha GO, como cultivar o Cravo-da-Índia.
Saiba agora mesmo como cultivar Cravo-da-Índia
Cuidados com a luminosidade
Os cravos-da-índia crescem melhor em pleno sol ou sombra parcial. Aliás, esse cuidado é fundamental para o bom desenvolvimento da planta.
Atenção com a água quando for cultivar o Cravo-da-Índia
Essas plantas requerem água contínua. Aliás, alguns jardineiros optam por um sistema de irrigação por gotejamento para obter melhores resultados, principalmente durante os meses de verão, quando as plantas podem exigir rega adicional. No entanto, certifique-se de que o solo não fique muito encharcado, pois essas condições podem levar ao apodrecimento das raízes. Ademais, o cravo-da-índia requer a rega mais frequente nos primeiros três a quatro anos de crescimento.
Solo para cultivar cravo-da-índia
Desde que o solo tenha uma boa drenagem, o cravo florescerá em solo rico e argiloso (de preferência com matéria orgânica).
Temperatura e Umidade
O cravo prefere temperaturas ligeiramente mais frescas com chuva abundante, o que ajudará suas flores a crescer e produzir o maior rendimento. No entanto, eles exigem climas subtropicais ou tropicais úmidos para crescer.
Fertilizante para cultivar Cravo-da-Índia

Os cravos-da-índia crescem e produzem melhor quando fornecidos com fertilização regular. Um adubo orgânico pode ser aplicado de maio a junho. Nos primeiros meses do outono, o fertilizante pode ser aplicado em trincheiras rasas cavadas ao redor da planta.
Cultivar do Cravo-da-índia por propagação
Semear é o método mais comum de propagação de cravo-da-índia, mas também pode ser propagado por meio de corte.
É melhor tentar a propagação no meio do verão e as sementes devem ser plantadas imediatamente. Depois que os frutos amadurecem na árvore, eles caem naturalmente e suas sementes podem ser embebidas em água durante a noite ou semeadas diretamente no solo.
As sementes colhidas recentemente crescerão melhor, pois se ficarem secas, têm menos probabilidade de germinar.
Floração
Em condições adequadas, o cravo pode florescer o ano todo. Em regiões de clima temperado, normalmente floresce no fim da primavera, no verão e no início do outono.
A floração de plantas propagadas por sementes começa 4 a 12 meses depois do plantio, dependendo do cultivar e das condições de cultivo.
Poda
O cravo-da-índia não requer poda extensa, embora seus galhos possam ser cortados até a altura desejada após a colheita.
Crescendo em contêineres
As plantas de cravo podem ser cultivadas em recipientes, embora não cresçam tanto quanto quando plantadas ao ar livre. Os recipientes devem ter pelo menos 18 polegadas de diâmetro e ter um sistema de drenagem adequado.
O pote ou recipiente pode ser enchido até cerca de dois terços com solo úmido (mas não encharcado) e as sementes podem ser colocadas diretamente no topo do solo. Se uma semente de cravo já estiver enraizada, ela pode ser plantada com cuidado abaixo da superfície do solo.
O recipiente deve ser mantido em um local brilhante com acesso à luz solar indireta, de preferência em uma sala com uma temperatura que permaneça consistentemente entre 65 a 80 graus Fahrenheit.
Pragas/doenças comuns
Embora os cravos-da-índia não estejam associados a nenhum problema específico de pragas, eles podem ser suscetíveis a problemas como murcha germinada, mancha nas folhas, podridão da raiz, escama e cochonilhas.