Titulo fixo

Nova Olimpia (MT), 25 de setembro de 2018 - 10:57

? ºC Nova Olimpia - MT

Curiosidades

12/06/2018 12:40

Sexo, infanticídio e religião: as revelações de um diário secreto descoberto em castelo francês

Diário escrito por carpinteiro no verso de tábuas de assoalho de castelo nos Alpes franceses revela detalhes desconhecidos da vida em um povoado do século 19.

Quando os novos donos do Castelo Picomtal, nos Alpes franceses, decidiram reformar os andares em alguns dos quartos do primeiro andar, descobriram algo surpreendente.

Na parte inferior das ripas de madeira (que só eram visíveis quando foram retiradas), encontraram uma série de mensagens extensas escritas a lápis.

Essas anotações haviam sido escritas durante vários meses entre 1880 e 1881 e assinadas por um certo Joachim Martin.

Martin - ficou evidente mais tarde - foi o carpinteiro que instalou o piso de madeira para o então proprietário. E o que ele deixou escrito era uma espécie de diário secreto destinado a ser lido muito depois de sua morte.

Em suas 72 entradas - algumas mais longas do que outras, outras meramente factuais, outras carregadas de emoção -, Martin relata seus pensamentos e reflexões sobre a vida cotidiana.

"Estas são as palavras de um trabalhador comum, um homem do povo, ele diz algumas coisas que são muito pessoais, porque ele sabe que elas só serão lidas num futuro muito distante", diz o historiador Jacques-Olivier Boudon, da Universidade da Sorbonne, em Paris.

Quatro bebês enterrados

Na verdade, trata-se de um relato extremamente pessoal. O diário de Martin aborda tópicos como sexo, crime e religião, e às vezes uma combinação dos três, nos oferecendo uma visão muito íntima dos aspectos interpessoais da vida na pequena comunidade rural de Les Crottes, nas imediações do castelo.

O episódio mais chocante gira em torno de um infanticídio, uma história que parece perseguir Martin mesmo 12 anos depois de ter acontecido.

"Em 1868 passei à meia-noite pela entrada de um celeiro. Ouvi um gemido. Era a amante de um dos meus velhos amigos que estava dando à luz."

Com o tempo, a mulher deu à luz seis filhos, conta Martin, e quatro deles estão enterrados no celeiro.

O carpinteiro deixa claro que não foi a mãe que os matou, mas seu amante - seu velho amigo Benjamin - a quem Martin acusa de agora tentar seduzir sua esposa.

"Ele (o criminoso) agora está tentando arruinar meu casamento. Basta uma palavra e apontar para os estábulos para enviá-lo à prisão. Mas não vou fazer isso. Ele é meu amigo de infância. E sua mãe é a amante de meu pai", diz.

Isso, explica Boudon, que publicou um livro chamado Le Plancher de Joachim O Assoalho de Joachim , em tradução livre) nos permite ter uma ideia de como eram os relacionamentos na cidade, de uma forma que nenhum texto encontrado em um arquivo convencional poderia revelar.

Martin fica horrorizado com os múltiplos infanticídios, mas ele não pretende denunciá-los por causa das conexões íntimas entre sua família e seu amigo, que também é seu vizinho.

O assassinato de bebês foi certamente um crime, mas é bem possível que, numa época em que métodos contraceptivos não existiam, a prática era bastante difundida.

Os diários de Martin mostram que, em lugares como Les Crottes, o infanticídio era um tabu. As pessoas sabiam que estava acontecendo, mas ninguém falava sobre isso.

Alívio

É muito possível que a pressão por sigilo fosse uma das razões que levou Martin a confessar seus segredos sob o assoalho.

Outro motivo que também poderia levá-lo a escrever foi a raiva que sentia contra um dos padres locais.

A época em que Martin viveu foi uma de grandes mudanças.

A Terceira República da França estava se estabelecendo depois de repelir de vez os monarquistas, e em todo o país foram introduzidas reformas que limitavam os poderes da Igreja.

Martin aproveitou-se dessas reformas, especialmente por sua animosidade em relação ao abade Lagier, que ele considerava um mulherengo obsessivo que abusava dos fiéis durante a confissão de seus pecados em troca de favores sexuais.


Click Nova Olímpia

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Nova Olímpia - MT

Busca

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo