Nova Olimpia (MT), 28 de outubro de 2020 - 07:40

? ºC Nova Olimpia - MT

Slideshow

26/08/2020 20:31 Tangará em Foco

Com menos da metade das vagas de mesário voluntário preenchidas, Cartório faz apelo à população de Tangará e Nova Olímpia

 

Menos da metade das 1.056 vagas de mesário voluntário necessárias para o bom desenvolvimento das eleições em 2020 em Tangará da Serra e Nova Olímpia foram preenchidas, fato que causa preocupação no Cartório da 19ª Zona Eleitoral.

“Estamos tendo dificuldades com o baixo número de mesários voluntários. Hoje não temos nem metade. Há muitos pedidos de dispensa e baixa inscrição de voluntários”, informou o Cartório à imprensa nesta quarta-feira, 26.

O órgão, através do chefe local, Luis Gustavo Romko, gravou um vídeo onde faz um apelo para que a população de Tangará e de Nova Olímpia se voluntarie e evite transtornos no pleito eleitoral marcado para 15 de novembro.

O cenário já era esperado em função do temor provocado pela pandemia do coronavírus (covid-19). Uma das medidas anunciadas pelo TSE inclui três horas a mais nas salas de votação. As possíveis aglomerações causam muito temor, além da necessidade de manuseio de papeis, documentos e as inevitáveis filas.

Para se ter uma ideia, somente em Tangará da Serra são necessários 876 mesários, que serão distribuídos entre as 219 seções eleitorais. Por outro lado, Nova Olímpia, que faz parte da Zona Eleitoral com sede em Tangará, precisa de 180 mesários para atuar nas 45 seções.

Nesta eleição, Tangará tem 69.332 eleitores aptos para votar. Já Nova Olímpia tem 12.535.

Voluntarie-se

Para fazer a inscrição de voluntário em Tangará e Nova Olímpia não precisa sair de casa, nem ir ao Cartório. Basta CLICAR AQUI e preencher os dados.

Direito a folga

Vale lembrar que a Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, art. 98 prevê que os voluntários têm direito a dois dias de folga em seus empregos, sem ônus aos seus vencimentos.

“Todo cidadão que prestar serviço como mesário será dispensado do serviço (público ou privado), mediante declaração expedida pelo juiz eleitoral, pelo dobro dos dias que tiver ficado à disposição da Justiça Eleitoral, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer vantagem”.


Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo