Nova Olimpia (MT), 22 de setembro de 2017 - 05:04

? ºC Nova Olimpia - MT

Acontecimentos

12/04/2017 07:36

Aeroporto de Tangará será ampliado para receber voos da Azul e Passaredo

Na tarde da última segunda-feira (10), mesmo dia em que iniciou as operações em Tangará da Serra a empresa ASTA de aviação regional, o município recebeu a visita de importantes autoridades ligadas ao setor.

Eduardo Bernardi, Diretor do Programa de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil, pasta federal que tem status de Ministério e o Secretário Adjunto de Logística da SINFRA de Mato Grosso, Rogério Arias integraram a comitiva que foi recepcionada pelo Prefeito Fábio Martins no Aeroporto Municipal.

O propósito da visita foi avaliar as condições do aeroporto e verificar que investimentos podem e precisam ser feitos pelas três esferas: União, Estado e Município para que o aeroporto seja integrado à aviação regional.

“Estamos em um cenário de restrições, mas a ideia é que consigamos destinar alguns investimentos de menor porte, que o Estado e a Prefeitura entrem com alguns investimentos de modo que possamos viabilizar um voo comercial do porte que a Azul, a Passaredo e outras operam no Brasil e é a aeronave mais comum dos voos regionais”, destacou Eduardo Beneti.

As rotas de voo a serem operadas dependerão do planejamento das próprias empresas segundo o Diretor. “Naturalmente seria Cuiabá, que é uma base regional da Azul e a Passaredo tem muitas ligações do MT com Brasília. A princípio seria este tipo de rota, mas depende da avaliação da empresa e da demanda da região”. Ele disse ainda que é cedo para falar em prazos, mas que a ideia é tentar viabilizar a ação até 2018.

O Secretário Adjunto de Logística da SINFRA de Mato Grosso, Rogério Arias ressaltou que o aeroporto de Tangará está nos planos de sua pasta no Estado de Mato Grosso. “O aeroporto de Tangará está dentro do nosso plano da aviação regional. Temos total interesse e há uma parceria com a Prefeitura que tem muito sucesso, devido ao que já temos aqui com os primeiros voos da ASTA. É só um começo. O foco é adaptarmo-nos ao momento econômico e através de parcerias adaptarmos para a aviação regional”.

Arias explicou que o Estado está entrando com os projetos, a Prefeitura com uma área a ser desapropriada. “Com base no projeto vamos ver agora o montante desta parceria. A Secretaria de Aviação Civil deve entrar com a parte do balizamento e dos instrumentos da pista e o Estado com a pista, cerca e outros investimentos”.

Também integrou a comitiva o Suplente de Deputado Federal Xuxu Dalmolim, da cidade de Sorriso. Ele disse que está passando para outros polos regionais a experiência de sua cidade. “Sorriso hoje é um aeroporto de sucesso graças à União que tivemos lá e esta experiência passamos para Cáceres e Barra do Garças e esperamos aqui também fazer esta parceria para que o mais rápido possível vocês tenham empresas operando na aviação regional. Esperamos que toda a sociedade se um torno deste aeroporto que é fator de desenvolvimento regional”.

Fábio Martins Junqueira destacou em entrevista que vem trabalhando para restaurar a capacidade do aeroporto. “Para nós é motivo de alegria pelo fato de que as coisas começam a caminhar para uma solução. Há quatro anos encontramos um aeroporto praticamente desativado com cupins e pedras soltas na pista. Fomos trabalhando numa recuperação parcial, construímos uma estação de embarque e desembarque provisória e conseguimos subsidio junto ao governo, bem como parceria com empresários locais, viabilizou-se o início com a ASTA. Mas o grande objetivo nosso é integrar a aviação regional com aviões de maior porte”.

Segundo o Prefeito, Tangará da Serra está pronta para oferecer sua contrapartida na busca por esta ampliação da capacidade no Aeroporto Municipal. “Nesta visita levantamos as possibilidades para recebermos os benefícios necessários como balizamento, ampliação da pista. Tem uma contrapartida bastante severa do município que é a aquisição de mais 20 mil hectares no entorno da pista. Estamos prontos para isto. Interligação do aeroporto em uma avenida direto com o anel viário também é necessária e vamos continuar trabalhando para que nesta gestão alcancemos este objetivo”. 

Fonte: Rádio Pioneira 


Click Nova Olímpia

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Nova Olímpia - MT

Busca

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo