Nova Olimpia (MT), 09 de maio de 2021 - 10:28

? ºC Nova Olimpia - MT

Acontecimentos

04/05/2021 13:00 Assessoria/Social

'MAIO LARANJA' - Assistência Social de Nova Olímpia inicia campanha contra abuso e exploração sexual infantil

“O lançamento contou com a presença do vice-prefeito Rímer de Oliveira”


Na manhã desta segunda-feira (03.05), a Prefeitura de Nova Olímpia, através da Secretaria de Assistência Social e parceiros, deram início a Campanha “Maio Laranja” em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual e à Exploração de Crianças e Adolescentes que será celebrado em 18 de maio. O lançamento ocorreu em frente ao prédio da secretaria. Este ano em virtude da pandemia do Coronavírus (COVID-19), as ações serão integradas com a Rede de Proteção Municipal, mas serão observados os protocolos do Ministério da Saúde.
O Lançamento da Campanha “Faça Bonito”, contou com a participação e envolvimento do: Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, COMDICA, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura Municipal, Rede Cidadã, Câmara de Vereadores, Instituto Florescer, imprensa local, entre outros. Dentre as ações: vinculação de carro de som nos bairros e área central, faixas fixadas na cidade, folder e cartazes que serão distribuídos no comércio, a campanha será até o dia 31 de maio de 2021.
Segundo informações as equipes técnicas de referência do CRAS e do CREAS estão trabalhando com diversos vídeos e materiais virtuais com o intuito de esclarecer as famílias, as crianças e adolescentes sobre a campanha, através dos grupos do PAIF, SCFV e do PAEFI.
Para o Secretário Municipal de Assistência Social, Profesor, Marcos Antônio dos Santos Lima, a campanha tem o principal objetivo de conscientizar e prevenir o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no município. “Todos os anos trabalhamos essa campanha em todo o município, tanto na zona urbana quanto na rural, a promoção da conscientização e a necessidade de realizar a denúncia são fundamentais”, aponta Marcos Antônio.
O gestor do social, destaca que as famílias podem buscar ajudar nas unidades socioassistenciais localizados no município nos serviços que se mantém funcionando durante a pandemia. “Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) são equipamentos essenciais. O CREAS é uma unidade da proteção social especial de média complexidade, que atende às famílias que passam por violação de direitos, em especial, o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Neste momento de pandemia, as equipes têm trabalhado no atendimento, tanto no sentido da prevenção quanto no do acolhimento às vítimas que passam por essas situações”, destaca Profº Marcos.
A proposta do “18 DE MAIO” - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Além de poder buscar os CRAS e CREAS para receber apoio, as famílias devem denunciar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes através de diversos canais, como: Direitos Humanos (nacional) – Disque 100; Ministério Público – Disque 127 ou 0800-647-1127, Conselho Tutelar; Polícia Militar – Disque 190; ou na Delegacia de Polícia Civil.
Divulgar essa ação também é cuidar de quem precisa.
ESQUECER É PERMITIR, LEMBRAR É COMBATER!


Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo